Notícias

13

Outubro / 2021

Das incertezas ao fortalecimento do projeto Joaçaba Futsal

O ano de 2020 ficará marcado na história mundial pela pandemia da Covid-19. E nos esportes, não é diferente. Além de esvaziar estádios e ginásios, será lembrado por adiar competições e impactar significativamente no planejamento e finanças dos clubes.

No Joaçaba Futsal, a diretoria precisou buscar alternativas para reverter uma série de dificuldades e manter os salários e pagamentos em dia. Depois de um ano atípico, a expectativa de todos era de que em 2021 o cenário melhorasse. “E foi com esse pensamento que decidimos pela continuidade do projeto, com a certeza de que ele poderia crescer ainda mais”, ressalta o presidente Gustavo Locatelli.

E cresceu, mas, antes disso, ainda passou por momentos difíceis diante do agravamento da doença em Santa Catarina no início do ano. “Dificuldades e incertezas surgiram, mas a organização, a dedicação e o comprometimento de todos os envolvidos novamente fizeram a diferença e foram fundamentais para a superação”.

Além de confirmar a participação do Joaçaba nas principais competições de futsal do país, como a Taça Brasil, a Liga Nacional e a Série Ouro do Catarinense, a diretoria renovou com os principais patrocinadores, buscou outros parceiros e iniciou um projeto de captação federal. “O objetivo era uma nova forma de gestão, sem depender da renda do público, já que não tínhamos previsão do retorno da torcida ao ginásio”.

Outro importante passo foi o fortalecimento das categorias de base em Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, contemplando mais de 200 crianças e adolescentes, meninos e meninas, em vários núcleos. A modalidade incentiva e desperta o interesse dos alunos pela prática esportiva, promove a inclusão social e oferece mais qualidade de vida e oportunidades. “As escolinhas tiveram início no mês de maio, sendo que todas as turmas estão com as vagas preenchidas e têm listas de espera”, enaltece Locatelli, acrescentando que foram viabilizados uniformes de treino aos participantes e que as aulas são ministradas por profissionais capacitados.

Hoje, assim como o sucesso da base, o Joaçaba Futsal comemora a volta do público ao ginásio e a melhor campanha na Liga Nacional em cinco anos de participação: o time comandado pelo técnico Paulinho Sananduva encerrou a primeira fase da competição entre os quatro melhores na classificação geral e na vice-liderança do Grupo A. Na Série Ouro do Catarinense, a equipe disputa a segunda fase em busca de uma vaga nos playoffs.

“O ano de 2021 é marcado por muito trabalho. A expectativa é de que as metas continuem sendo alcançadas com êxito”, enfatiza o presidente, lembrando que o clube tem as contas em dia e realizou investimentos importantes visando melhores condições de trabalho aos atletas e a comissão técnica. “Adquirimos um novo vestiário, disponibilizamos equipamentos para a preparação física e treinos, além de salas para a comissão técnica, vídeo/preleção e atendimentos dos fisioterapeutas. Os espaços foram cedidos por meio de convênio com a Unoesc”, destaca Locatelli, acrescentando que também foram adquiridos móveis para a Casa dos Atletas. “As melhorias visam consolidar cada vez mais o nome Joaçaba Futsal”.

2022

O próximo ano já é planejado pelo Joaçaba Futsal, com foco em novas conquistas e na evolução do projeto. A eleição da diretoria para o biênio 2022-2024 será realizada neste mês de outubro, com novidades em alguns cargos, entre eles a presidência. “O novo presidente dará continuidade ao trabalho, sempre zelando pelo nome e história do clube e proporcionando alegrias e orgulho para Joaçaba e região”, diz Gustavo Locatelli.

O atual presidente enaltece que o planejamento vai além, já que dois projetos federais estão em captação para 2023, contemplando a equipe de rendimento e as categorias de base em Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna para deixá-las mais competitivas. “Com os pés no presente e olhos no futuro, o Joaçaba Futsal vive o seu melhor momento”.

Mayelle Hall / Comunicação Joaçaba Futsal

Patrocinadores Master

AJEC - Associação Joaçaba de Esportes e Cultura

Av. 7 de setembro, 77 - Sala 201, Centro
Joaçaba - SC | Cep: 89600-000

Horário atendimento:
14h00 às 17h00 - Segunda à Sexta

(49) 99926-5600

Copyright © Joaçaba Futsal | 2016 | Acesso Restrito | Webmail

Desenvolvido por Lovatel Agência Digital